O show de Truman
Vinicius de Oliveira
IMED
Truman, estrelado por Jim Carrey, o protagonista do filme, é um inocente, cuja vida tem sido transmitida ao vivo e em cores para os Estados Unidos inteiro em um canal de TV. Desde o seu nascimento, até o momento em que a história se desenvolve, tudo o que se refere ao a Truman aparece na TV 24 horas por dia.
O problema é que ele é o único personagem dessa novela da vida real que não sabe o que está acontecendo. Tudo o que ocorre ao seu redor é fictício: seu emprego é uma criação, seu casamento uma farsa (assim como foram o romance, a sedução e o namoro com sua esposa), seus amigos estão junto dele por estarem cumprindo um contrato como atores da rede que transmite o "Show de Truman".
Todos e tudo que o cerca são, literalmente, artificiais. Cenários compõe a cidade da vida de Truman, os carros são sempre os mesmos, cumprindo o ritual de rodar a cidade e dar a impressão de que a vida segue seu rumo, sua normalidade. Quando vai ao supermercado e adquire um produto, as imagens de Truman segurando e comprando determinados produtos viram marketing para as mercadorias adquiridas.
A cidade em que Truman vive é Seahaven. Esta cidade é cenográfica, constituindo-se em um cenário completo com uma enorme “bolha” e habitada por atores, diretores e a equipe do programa, permitindo que o diretor, o Sr. Christof controle todos os aspectos da vida de Truman, até mesmo o clima. Os obstáculos que surgem para atrapalhar Truman a descobrir a realidade são manipulados por Christof que usa como artifícios para conduzir Truman e sua personalidade. Para moldar o comportamento de Truman, Christof encena "matar" o pai de Truman em uma tempestade no mar, criando, assim, um medo de água no personagem principal. Entretanto, apesar do controle, Truman começa a reparar coisas entranhas e passa a se comportar de maneiras inesperadas, em particular se apaixonando por uma figurante, Sylvia, em vez de Meryl, a atriz que deveria ser sua esposa.
Nesse ambiente de mentiras, a partir das duvidas da seriedade dos amigos e da esposa, bem como da percepção de que o mundo ao seu redor repete-se insistentemente, Truman começa a desconfiar de seu ambiente, e sua relação com este que o cerca muda completamente.
Truman vive em mundo o qual afronta o ordenamento jurídico vigente, uma vez que sua intimidade, vida privada, honra e imagem foram violadas, não garantindo a privacidade (artigo 5º, inciso X, da CF/88).
Em que pese o lançamento do filme ter ocorrido em 1998, o tema abordado é atual. Ocorre que nossa privacidade é violada todos os dias, porquanto estamos rodeados de smartphones, computadores, câmeras, etc.
Logo, sem saber, estamos sendo monitorados e expostos pelos mais variados meios, recriando, dessa forma, o personagem de Truman.