O caso dos irmãos Naves (1967)
Ana Carolina Tonin
IMED
Com direção de Luís Sérgio Person e roteiro livremente adaptado do romance de João Alamy Filho, advogado dos irmãos, o documentário O caso dos irmãos Naves é baseado em fatos reais e retrata um dos casos mais célebres de injustiça e erro judiciário brasileiro. O documentário longa-metragem conta a história de dois irmãos de Araguari (MG), Sebastião José Naves e Joaquim Rosa Naves, ambos agricultores.
A trama conta com um terceiro personagem, o primo dos irmãos, Benedito Pereira Caetano, sócio de Joaquim na comercialização de cereais. Benedito inconformado com a má lucratividade da colheita e revenda dos cereais, resolve sacar o pouco dinheiro que havia lucrado e desaparecer. Com isso, foram feitas inúmeras buscas sem sucesso pelo revendedor. Quando o caso é encaminhado para a polícia, inicia-se uma série de lastimáveis acontecimentos com Sebastião, Joaquim e, no mais tardar, com sua mãe, Dona Ana.
O documentário tem foco no tratamento desumano dado pelas autoridades aos irmãos. Relata sobre o cárcere, as inúmeras torturas não só físicas como psicológicas sofridas pelos irmãos no porão da delegacia, até o estupro de sua mãe cometido pelos militares envolvidos no caso. Tratando das falhas do sistema judiciário brasileiro e do desrespeito aos Direitos Humanos no período ditatorial. Com toda a certeza, é um longa-metragem que todo o estudante de Direito deveria assistir e refletir criticamente.
.