A louva Deus (série)
Maria Eduarda Da Rosa
IMED
La Mante é uma minissérie francesa original da Netlfix, que teve sua estreia em 2017. A série tem como diretor Alexandre Laurent, e Carole Bouquet no papel principal juntamente com Fred Testot.
Jeanne é uma serial killer, popularmente conhecida como La Mante, que cometeu os assassinatos brutais de oito homens, os quais dispunham de uma personalidade agressiva com as esposas e molestavam suas filhas. Com sua identidade em segredo, foi mantida sozinha em uma prisão com vigilância especial, onde tinha acesso a notícias. Vinte e cinco anos após estar presa, uma série de assassinatos perfeitamente iguais aos cometidos por La Mante começaram a acontecer, vendo esse incidente ela resolve ajudar a polícia com condição de que seu filho deve participar da investigação na procura do assassino.
A série explora um cenário que mistura o Direito e a Justiça, juntamente com a moral. Não traz apenas campos separados onde somente uma visão é necessária. A trama se encaixa em um estudo sobre a criminologia criminal pois não apenas mostra assassinatos em série sem alguma conexão, mostra a cabeça da assassina e o que a leva a cometer os homicídios, levando o público a perceber que é necessário uma análise completa de toda a vida do indivíduo antes de simplesmente nomeá-lo como mau, pesquisando suas experiências, sua criação e os acontecimentos da vida, podendo reintegrá-lo novamente na sociedade ao invés que aprisiona-lo. por outro lado também é mostrado o imitador de La Mante, o qual mata não apenas por prazer, mas também não faz a “justiça” com suas mãos, ele mata suas vítimas de acordo com seus interesses pessoais, que também existe uma explicação, a qual é mostrada na série.
