top of page

Koe no Katachi (2016)

       

João V. La Maison

IMED

     

      A dica de hoje vai principalmente para quer curte anime, Koe no Katachi ( A voz do silencio) foi indicado como melhor animação pela academia japonesa em 2016 e conta a história de Shoyo Ishida, um garoto comum e Shouko Nishimiya é uma nova estudante de seu colégio que é surda, uma novidade para todos na sala de aula. Shouya é um daqueles garotos que gosta de aparecer e se divertir às custa dos outros, com isso acaba se aproveitando da surdez de Shouko para fazer bullying com ela. Shouya passa dos limites, forçando Shouko a mudar de escola. Tendo sido considerado o culpado por tudo, agora é ele quem sofre torturas e bullying, aprendendo na pele o seu erro. Seis anos depois, o ele decide encarar de frente a menina e tentar corrigir os erros do seu passado.

       O anime mostra como o bullying pode afetar jovens e seu desenvolvimento por toda uma vida. Também nos revela o despreparo da sociedade para incluir pessoas com deficiência. Além dos problemas específicos de Nishimiya a animação também retrata os problemas da adolescência muito bem, mostrando como muitas vezes tais problemas acabam sendo suprimidos pelos adultos.

     A voz do silencio é muito surpreendente, possui uma história muito rica e detalhada, e a forma com que alguns diálogos são construídos causam uma sensação de imersão incrível ilustrando muito bem o que sente o personagem.

       Vale lembrar que o filme é uma adaptação de um manga (historia em quadrinho japonesa) e caso você goste também vale muito a pena a leitura.

           

Desenvolvido por Ana Carolina Messa e Leilane Serratine Grubba

Cinema, Direitos Humanos e Sociedade: vias para o empoderamento.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Rua Senador Pinheiro, 304, Passo Fundo - RS, 99070-220, Brasil

bottom of page